Projetos de apoio a pessoas carenciadas e ao bem-estar animal vencem Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real
Freguesia

A Re-Food 4 GOOD e a Associação de Proteção Animal de Vila Real são as vencedoras da 9ª edição do Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real. Os projetos destas duas entidades foram eleitos por entre 10 concorrentes, numa votação que decorreu ao longo do mês de novembro, aberta a todos os eleitores da Freguesia de Vila Real, online e na sede da freguesia. 

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, Francisco Rocha, referiu após a sessão pública de apresentação dos resultados da votação, que “estes projetos vão receber um apoio de 8 mil euros cada para serem implementados ao longo de 2025, com o acompanhamento da Junta de Freguesia”. O autarca congratula-se ainda por “incidirem sobre aspetos importantes para a comunidade da freguesia, como é o caso da saúde pública por via do controlo de animais de rua e o apoio alimentar a famílias necessitadas”. 

O projeto “Mia Casa”, apresentado pela Associação de Proteção Animal de Vila Real foi o mais votado pelos eleitores da freguesia e tem como objetivo intervir sobre o controlo e bem-estar de animais de rua, com diversas ações entre as quais a captura, esterilização e devolução. “Equipar para melhor cuidar!” é o projeto proposto pela Re-Food 4 GOOD, que pretende dotar a associação de meios tecnológicos para melhorar o seu trabalho de recolha e entrega de alimentos de primeira necessidade a famílias carenciadas. 

Desde 2015 que o Orçamento Participativo da Freguesia de Vila Real promove a participação dos vila-realenses na escolha e definição de políticas públicas. Todos os eleitores ou associações sem fins lucrativos sediadas na freguesia podem participar, através da apresentação de projetos que beneficiem a comunidade. Na edição deste ano foram dez os projetos participantes. 

Confira os resultados do Orçamento Participativo de 2024 aqui.

Últimas Notícias