Heráldica

Escudo de verde, aléu apontado (espada alçada) de prata, cingido por coroa real de ouro com sua pedraria de vermelho, tudo envolvido por capela de dois ramos de loureiro de ouro realçados de negro com os pés passados em aspa; monte de três cômoros de prata carregado de lamparina de vermelho acesa do mesmo e ouro e movente dos flancos e de ponta ondada de três burelas de azul e prata. Coroa mural de prata com quatro torres aparentes. Listel de prata com a legenda a negro: “FREGUESIA DE VILA REAL“.

Simbologia

O ramo de loureiro – Cada ramo composto por 13 folhas, pretende homenagear o Regimento de Infantaria n.º 13, localizado na cidade de Vila Real desde 1698 (antigo terço de Peniche) e os seus feitos militares.
A espada e a coroa real – Representam D. Dinis, monarca que atribuiu os dois forais a Vila Real, assim como a lenda do aléu.
Os montes e as burelas ondadas – Representam a localização da freguesia que assenta junto às serras do Marão e do Alvão, num planalto situado na confluência dos rios Corgo e Cabril.
A lamparina – Representa a educação, a ciência e a cultura, e pretende referenciar a génese e os primórdios da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que ocorreu na área geográfica da freguesia.